CONSERVAÇÃO
INSTRUÇÕES PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE MÁRMORES.
- 1. Utilizar vassoura de pelo macio (diariamente).
- 2. Nunca jogar a água diretamente sobre o piso, nem o detergente.
- 3. Utilizar detergente Ph neutro diluído em água (conforme especificação do fabricante).
- 4. Torcer o pano molhado de forma a ficar apenas úmido e passar sobre o piso (uma vez por semana), após, secar o piso com um pano macio e limpo.
- 5. Sempre que possível passar enceradeira com flanela.
NUNCA LIMPAR MÁRMORES E GRANITOS COM ÁCIDOS, DETERGENTES ALCALINOS, ÁGUA SANITÁRIA (CÂNDIDA), SOLVENTES, SABÃO EM PÓ, QUEROSENE, VIM, SAPÓLIO, ÁCIDO MURIÁTICO OU QUALQUER OUTRO AGENTE ÁCIDO, ALCALINO OU ABRASIVO.
Nota: Os mármores e granitos podem ser selados com produtos da alta tecnologia, realizado com técnicos especializados, para diminuir a incidência de manchas e oxidações da pedra principalmente em áreas sujeitas a umidade e produtos líquidos em geral. Esse processo não impede que o mesmo sofre riscos ou ação de produtos ácidos, que podem “queimar” o brilho dos mármores (material calcário, sensível ao ácido) e granitos. Não há produto que evite a ação dos ácidos sobre os mármores e granitos.
CUIDADOS ESPECIAIS
- 1Não deixar restos de palha de aço, (tipo bombril), ferro ou outros agentes em contrato com o mármore ou granito em nenhuma hipótese, pois em pouco tempo eles enferrujam manchando a superfície.
- 2. Evitar de colocar produtos, panelas ou recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre os mármores. Usar sempre aparadouros ou porta copos.
- 3. Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos se em contato com o mesmo. Existem técnicas especiais para tentar retirá-las. Não usar produtos “caseiros”. Aconselhamos a procura de empresas especializadas para orientação de “como proceder”.
- 4. Os mármores e granitos não devem ficar em contato com fuligem ou pedaços de madeira de qualquer espécie, pois podem entrar em contato com a linha da mesma, formando manchas de tonalidade marrom. Deve-se cuidar também de áreas (principalmente externas) onde a madeira fica em contato direto com o mármore ou granito.
- 5. Durante a fase da obra proteger a superfície do desgaste abrasivo e riscamento por metais, areia, vidros e outros materiais duros.
SOBRE A PEDRA
INFORMAÇÕES SOBRE ROCHAS Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. Seu aspecto (cor, desenhos, granulação, qualidades físicas etc) dependem de sua formação geológica. As Rochas são materiais porosos e estão sujeitas a variações de tonalidades no mais diversos graus, que variam de acordo com o tipo de material e está relacionado com a absorção de água e outros produtos. No nosso caso interessam especialmente os grupos de rochas magmáticas e metamórficas as quais pertencem os mármores e granitos. Os granitos são rochas magmáticas constituídas quase que totalmente à base de sílica (quartzo) e silicatos (feldspato etc), Possuem estrutura granular compacta. Os mármores são rochas metamórficas constituídas quase que totalmente de carbonato de cálcio, carbonato duplo de cálcio e magnésio e também através de diversos componentes das rochas originais. Exceção a esta regra são os travertinos que na realidade são rochas calcárias de sedimentação química formadas pela combinação de dióxido de carbono com carbonato de cálcio em solução saturada. Para efeitos de sua utilização, tem sido também chamado de mármores.